28.12.07

Dúvida da semana (2)

Uma das maiores alegrias que senti na vida foi quando o Alcoitão me "autorizou" (acho que é mesmo esta a palavra) a usar outra coisa que não botas ortopédicas.

A alegria e a vontade eram tantas que, desde esse dia, foram raras as ocasiões em que não andei ou descalço ou de sapatilhas.

Lembrei-me disto porque, ontem, tive o azar de dizer em voz alta: "Preciso de comprar umas sapatilhas". Disse logo um engraçadinho meu conhecido: "O quê? Vais para o ballet?".

Ora, vamos lá esclarecer uma coisa:

Eu sei que a malta de Lisboa anda de "ténis", mas para mim "ténis" é simplesmente um desporto, não algo que se calça.

Eu cá uso SAPATILHAS e não, não estou a falar de sapatinhos para o ballet, estou a falar disto:



Isto são sapatilhas meus amigos, daquelas que eu uso, ok?

E tu, usas sapatilhas ou ténis?

De recordar que, já em Outubro, tinha trazido aqui esta dúvida da semana. Tinha a ver com maçãs, um fruto de que gosto particularmente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Diz o dicionário que sapatilha é um "calçado de ligeiro de lona".

Se continuares a usar a expressão, além de estares a ser incorrecto, fazes figura de pateta :)

Anónimo disse...

É certo, caro anónimo, diz o dicionário isso mesmo e ainda que a sapatilha também é "protecção própria para os cascos dos cavalos."

Mas, neste caso, parece-me que o autor do post tinha mais em conta as diferenças de expressão entre Norte e Sul do que propriamente a definição de "sapatilha".

Efectivamente, no Norte e Centro do país é costume dizer "sapatilha" ao querer dizer "ténis" e dizer "sabrina" ao querer dizer "sapatilha". Estamos errados? Ok, mas daí a ser patético...

.j.

Anónimo disse...

Eu tenho que concordar com o autor do post. "Sapatilhas" é algo que não se reduz ao calçado de dança.

Eu também não uso ténis - uso sapatilhas, quando vou ao ginásio, quando me visto mais descontraidamente e quando faço ballet. São todas diferentes umas das outras. As únicas coisas que têm em comum é o facto serem cómodas e servirem, essencialmente, para desporto.

A não ser que o "ténis" - ou "téni" como alguns alegados chiques teimam em dizer - seja o calçado utilizado regularmente, fora do âmbito desportivo, mesmo que a sua forma seja a mesma.

Não me convenvem com essa do "ténis" (as sapatilhas são utilizadas nesse e noutros desportos) e, por favor, deixem de utilizar algo tão imbecil como "téni"!

MGC