30.8.09

Povo Livre

Faz hoje 10 anos que o povo timorense foi às urnas votar "Liberdade".

98% teve coragem para ir votar; segundo os resultados oficiais 78.5% disseram um claro e inequivoco "Sim" à independência.

Foram tempos dificeis estes, antes e depois do referendo patrocinado pela ONU, com os indonésios e as suas milicias a levarem a cabo um clima de terror, de tal forma arrogante, cego e sanguinário, que ignorava Nações Unidas e media.

Mas foi também - apesar do terror - um período de esperança e união, não só dos timorenses, mas também dos portugueses e da comunidade internacional.

Dez anos passados, muito se fez, mas muito (muito) mais está por fazer.

Há até quem duvide que Timor Loro Sae tenha viabilidade enquanto país independente, mas quero acreditar que, se houver estabilidade interna e colaboração das potencias vizinhas (incluindo Austrália e o antigo ocupante), o país possa avançar.

Esta causa timorense foi, talvez, a última em que vi os portugueses verdadeiramente empenhados (noutro âmbito e noutra escala só o Euro2004 e Scolari conseguiram algo semelhante). Era bom voltar a ver Portugal assim - unido - outra vez por uma outra causa qualquer.

1 comentário:

rvr disse...

Foi uma causa boa a que os portugueses abraçaram há dez anos.

Timor tem muitos problemas, mas também possui condições naturais para ser um país viável, desde que os petrodolares sejam bem aproveitados.

Viva a liberdade!