12.1.08

Simplex (2)

Há conversas que eu preferia não ter ouvido, esta foi mais uma delas. Não foi nada de muito extraordinário, eu é que não percebi se devia rir ou chorar.

Conversam duas jovens universitárias:

- "Olha, quanto tiveste no trabalho de (...)?"
- "Zero"
- "Então?!"
- "A professora diz que foi plágio.
- "A sério?"
- "Encontrou três trabalhos iguais na nossa turma"
- "E fizeste plágio?"
- "Pá, sei lá, eu fui buscar umas coisas à net..."

Isto agora deve ser normal nas escolas e universidades deste nosso Portugal. É, seguramente, mais uma "vantagem" do "Plano Tecnológico".

Viva a internet e o "São Google" que nos desenrasca tudo o que precisamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem nunca copiou na vida que atire a primeira pedra :)

RVR

Le roi est mort...vive le roi! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Le roi est mort...vive le roi! disse...

Caro CMCC...
Tenho a dizer...em minha defesa (a de quem 4anos na faculdade não lhe bastaram e agora se lembra de voltar!)...que este tipo de situações não é assim tão vulgar em alguns estabelecimentos de ensino do nosso país...!Mas verdade seja dita...a permissividade com que muitos alunos passam no ensino secundário em nada abona a sua preparação para o Superior...!Sou contra Bolonha...e as "facilidades" de que se reveste este novo ensino universitário...e esta poderá vir a ser uma das suas consequências...uma má preparação ao nível académico!Resta-nos esperar que o bom senso dos professores (como é o do exemplo dado)...seja contundente com a tradição e grau de exigência do nosso país (estudei 1ano em Madrid...e posso afirmar k o nosso sistema de ensino é bem mais exigente...e prepara melhor os alunos...não só ao nível das competências específicas de cada profissão, mas também com um sentido de cultura geral mais apurado)!

Tempo ainda para uma pequena questão:
1-Como é possível que uma estudante universitária não saiba o que é plágio?

Cumprimentos a todos...
Da ex-estagiária Inês Fernandes