30.1.09

At the movies (5)

Este vi e recomendo...



"Milk" (*), baseado na história real do primeiro homossexual que conseguiu chegar a um cargo político nos Estados Unidos. Estávamos na década de 70.

O filme ganha ainda mais actualidade depois da escolha de Obama e, especialmente, quando a Islândia se prepara, agora, para ter a primeira Primeira-ministra do mundo assumidamente lésbica.

Estamos em 2009...

(*) "Milk" está nomeado para oito estatuetas douradas´e Sean Penn está em grande.

26.1.09

Para políticos e jornalistas

Há pouco tempo aguardava em segunda fila um buraco para estacionar. De forma legal. Tanto esperei que o banco de trás ouvia aquela voz a dizer:
- Tens ali pai, tens ali à frente, ao pé daqueles pilares.
- Ali não posso...
- Porquê?
- Porque não posso.
Para mim chegava. Mas não para ele:
- Ó pai, explica-me para eu perceber...
E la caí em mim.
De facto o lugar para onde ele apontava era a zona do passeio, onde estava a passadeira, e os pilares para evitar que alguém lá estacionasse. Simplifiquei a resposta, e o miúdo percebeu.
É nestas alturas, em que eu gostava que os políticos e os jornalistas explicassem ao mundo o que dizem, (e que julgamos ser verdade) em vez de se refugiarem "nas crises do sub-prime", do "rating da República", nos "indicadores rápidos da economia".
Para qualquer um isto é um novo universo com que poucos estão aptos a lidar. A começar por mim...

25.1.09

O "tal" canal (*)



O Governo parece mesmo determinado a abrir um quinto canal em Portugal e há dois candidatos (a Zon e a Telecinco).

Sinceramente não estou a ver como vai o nosso país (e o seu minúsculo mercado publicitário) aguentar mais um canal em sinal aberto, mais três canais de informação nacionais, mais todo o restante cabo e os DVDs, CDs, a net, os cinemas, teatros, exposições, etc.

E já agora como vão ainda sobreviver, com este minúsculo mercado publicitário repito, os jornais e as rádios que ainda temos.

Cheira-me que, infelizmente, isto vai acabar em despedimentos e falências e se há sectores que um país necessita de ter fortes, a comunicação social é um deles.

(*) Que privilégio ter assistido a isto.

23.1.09

Resting mode ou nem por isso

Estive dois dias em "resting mode" depois de 22 dias consecutivos de "loucura laboral".

Estava mesmo a precisar... a próxima fase critica, se tudo correr bem, será só em Junho.

Agora, quem parece não estar em "resting mode" é José Sócrates, ao que parece um bocadinho "entalado" por um tio e por um "porto livre" aprovado a toda a pressa por um Governo de gestão, a três dias de eleições.

Vamos ver o que continua a dar a investigação jornalística e a outra... a judicial. Em ano de eleições, a coisa não está a começar nada bem para o Primeiro-ministro: primeiro a crise, agora isto.

22.1.09

Negação

O mundo mergulhou de cabeça na crise. Os gestores vão ter bónus mais baixos em 2009 e não poderão trocar o seu topo de gama pelo novo BMW XPTO. É uma desgraça.

A verdade é que já não posso ouvir nem mais uma notícia sobre a economia, os mercados, o rating e a conversa dos políticos.

Os especialista em perturbações mentais dirão que estou em "negação" e, provavelmente, têm razão. Mas não sou o único.

A banda britânica The Rakes, prevendo um 2009 de trevas, lançou um single chamado "1989", que até nem foi um ano lá muito positivo para a Humanidade. Afinal, a RTP passava a novela "Ricardina e Marta" e eu era gozado na escola por causa disso. VEJA O VÍDEO :)

20.1.09

Yes, they can!


É verdade que o mundo apoiou Obama. Mas por trás de um, esperemos, grande presidente, há sempre grandes mulheres ... 

Os Democratas costumam tradicionalmente contar com o apoio dos artistas e actores. Obama não foi excepção, e com mulheres destas a fazer campanha, percebe-se porque não é dificil captar votos e bater recordes de donativos...






Mas nesta campanha houve uma "Obama Girl" que se destacou. Chama-se Amber Lee Ettinger. É também actriz (embora com reconhecido menos talento do que as anteriores), modelo, cantora, e agora, acima de tudo, estrela da Internet. 
Tudo começou com a música que ela compôs para Obama.

Mas esta moça, para além da Internet, fez uma campanha muito activa, e até saiu às ruas ... 

Chegou a ser injustiçada pela comunicação social, tal como o são, não raras vezes, tantos politicos ... coitadinhos. Então não é que chegaram a insinuar que ela apoiava a Hillary, quando o seu endorsement já tinha ido para o Obama!?

E é que a moça documentou-se bem antes de escolher o candidato que iria apoiar ... 


Por tudo isto, há que reconhecer uma coisa sobre as mulheres: elas conseguem pôr-nos doidos. 

Yes, they can! 

17.1.09

Há aí alguém que me explique...

Vocês desculpem: estive afastado duas semanas e algo me deve ter escapado.

Então, afinal, o défice vai subir para 3,9% e o desemprego para 8,5% durante este ano?

Então, afinal, vamos ter “crescimento negativo” (bela expressão) de 0,8% e a dívida pública vai para os 70%?

Devo ter percebido mal mas parece que é isso que está no Orçamento Rectificativo, perdão, Suplementar apresentado ontem pelo Governo.

Não vou, naturalmente, comentar estes novos dados porque não tenho essa capacidade... Confesso que não percebo nada de economia ou finanças. O grave é que não sou o único:

É impressão minha ou o ministro das Finanças está a alterar um Orçamento de Estado menos de um mês depois de o ter apresentado?

É impressão minha ou o ministro da Economia prometeu o fim da crise e que a única dúvida que tinha era saber quanto iria Portugal crescer?

É impressão minha ou o Primeiro-ministro garantiu que a crise orçamental estava ultrapassada e que o país iria escapar à recessão?

É impressão minha ou já ouvi dizer que este Orçamento Rectificativo, perdão, Suplementar não é realista?

É impressão minha ou os governantes não percebem nada do que se está a passar?

16.1.09

Má vizinhança

Este mapa mostra as alterações territoriais verificadas nas últimas décadas na Palestina, Israel, territórios ocupados... o que lhe queiram chamar.



A Faixa de Gaza está bloqueada por terra e mar há vários anos. 1,5 milhões de pessoas sobrevivem à custa da ajuda humanitária.

A Cisjordânia está dividida em secções por causa dos colonatos judaicos e das estradas que lhes dão acesso.

Desde o inicio da intervenção militar em Gaza já morreram mais de 1000 palestinianos. Do lado israelita haverá 15 mortos. Estes números dizem tudo.

Que o Hamas e o exército israelita se queiram exterminar, pouco me interessa, agora usar civis indefesos como escudos humanos e para praticar tiro ao alvo já me parece criminoso.

8.1.09

Azares

O carro avariar é um azar.
O carro avariar à beira de um fim-de-semana é azar.
Ter de ir para o trabalho de madrugada é azar.
Ter de ir de mota é azar.
Tudo isto acontecer nos dias mais frios dos últimos tempos... é muito azar.
Lá cantava o "Zeca" ... qualquer dia, qualquer dia...

7.1.09

Aquilo “cujo-nome-não-se-pode-pronunciar”

Recessão. Recessão. Recessão.

Afinal chegou em Junho disse o governador do Banco de Portugal.
Abriram-se jornais.

Em Junho… foi em Junho… como se os portugueses não o tivessem sentido. Em Junho… mas também em Janeiro, em Fevereiro, em Março…

Horas depois o Ministro das Finanças teve outra pérola: o governo não tem de apresentar um Orçamento rectificativo, pode ser um adicional, suplementar”…
O que é que interessa?
Terá de ser feito e pronto!

Agora… o aquilo “cujo-nome-não-se-pode-pronunciar” - estilo Harry Potter - diz pouco aos portugueses. O que importa de facto é que o emprego não vá por cano abaixo… agora o nome que dão àquilo que tanto define a nossa vida futura, não importa.

A pausa

Raul Solnado não faria melhor.

Israel decretou hoje, que suspende por três horas todos os dias, a guerra contra os militantes do Hamas. Guerra essa, que terá já morto cerca 130 militantes do Hamas… entre as mais de 660 vítimas contabilizadas do lado palestiniano.

A pausa, serve segundo o governo Israelita para permitir a entrada de ajuda humanitária. Ou segundo um porta-voz militar do estado judaico, para que se realizem funerais e abram… as lojas?!

Ora, nas minhas contas, sepultar 660 pessoas não deve ser coisa pouco demorada. Apesar dos palestinianos terem alguma experiência a cavar… túneis.

Mas que me espanta é o “abrir as lojas”. Mas quais lojas? Será que ainda sobra alguma coisa? Ou será que os militares israelitas querem ir aos saldos comprar um lenço da intifada para a esposa?

Cá para mim, o que o estado hebraico quer é recuperar os soldados israelitas que abateu por engano, juntamente com as duas dezenas de feridos que provocou.

Não fosse este conflito tão desproporcional (e não me pronuncio sobre de quem é a culpa) e tão sangrento, isto daria para rir.
-Alô?... é da guerra?...

6.1.09

At the movies (4)

É mais um filme que gostava de ir ver ao cinema.



A Onda... uma experiência escolar que terminou mal.

Afinal, parece que não é difícil repetir o inimaginável.

Se alguém quiser vir...

4.1.09

O Médio Oriente é isto...

Terra Prometida

Uma cidade, três Religiões

O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita

David contra Golias

Dias de tempestade

Never ending story...
...

Já agora, neste como noutros contextos, convém não esquecer conceitos tão básicos, mas igualmente tão fundamentais, como Liberdade, Democracia, Direitos Humanos.

E assim, lá estamos nós a começar mais um ano com novos e sérios confrontos na região, mais de 400 mortos e mais de dois mil feridos em pouco mais de uma semana.

É verdade que foi o Hamas que quebrou o cessar-fogo em Dezembro mas também parece certo que é Israel que se está a aproveitar da mudança de Administração norte-americana para marcar território.