13.12.09

Copenhaga - Parte 2


Na senda das ideias idiotas para travar o aquecimento global, apresento em primeira mão a minha proposta que, aliás, já estou a pôr em prática.

Sir Paul McCartney defende que, se toda a gente for vegetariana um dia por semana, isso reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa de forma significativa.

Pois, para mim, a solução passa por deixar de usar o elevador, esse autêntico monstro devorador de energia e promotor do sedentarismo.

Confesso, no entanto, que os meus motivos não são meramente ambientais e que há nesta ideia uma certa "agenda secreta". Sou movido por um certo "medinho" destas caixotas que tão depressa nos podem levar ao topo, como nos fazer despenhar contra o solo, em caso de avaria.

Cada vez que entro num elevador, olho logo para a informação sobre a capacidade máxima e começo a fazer contas ao meu peso (que é elevado) e ao dos incautos desconhecidos que estão comigo naquele espaço minúsculo e que, alegremente, ignoram o perigo mortal que correm.

Top das ideias idiotas para salvar o planeta:

1 - Cortar as árvores, para não haver incêndios e a correspondente emissão de Co2 (by George W. Bush).

2 - Deixar de usar gravata no trabalho, para reduzir o uso do ar condicionado (by empregado de escritório farto de roupa formal).

3 - Banir os elevadores (by rvr).

4 - Virar vegetariano (by Paul McCartney).

3 comentários:

Paulo RC Santos disse...

Não respirar para não gastar as reservas de Oxigénio (by Paulo Santos)
Era um grande favor que fazíamos ao Planeta...

N/A disse...

A ideia do Paul McCartney não é de todo descabida, nem original.
Desde a década de 80 que se sabe (pelo menos quem anda informado) que a criação de gado é uma das maiores fontes de poluição mundiais devido às dezenas de toneladas de gás metano libertadas constantemente pelas manadas, logo se houver menor procura de carne (acompanhada de uma política de controle de produção) em teoria poder-se-á dizer que haverá muito menos emissões de gases com efeito de estufa.
É preciso é não esquecer (nota para os vegetarianos que pensam basear ou baseiam a sua dieta no arroz) que, a par do gado, os arrozais são outra das maiores fontes de gás metano à face da terra.

rvr disse...

Eu também acho que a ideia do Paul é boa, mas mais depressa as pessoas deixavam de usar gasolina do que comer carne :)