24.2.10

Ponto de exclamação

O ponto de exclamação está em vias de extinção e é preciso fazer alguma coisa para o salvar!

Sobrevive enjaulado como uma fera indomável na mente de meia dúzia de resistentes, mas quase ninguém "arrisca" utilizá-lo na escrita e nas conversas do dia-a-dia.

Os escritores já nem usam vírgulas, quanto mais pontos de exclamação, os jornalistas são mais amigos da interrogação e evitam o "ponto com o tracinho" como o Diabo foge da cruz. O cidadão normal chega tão cansado a casa depois de um dia de trabalho que só pensa em pontos finais.

Depois há outro problema. Num mundo em que os robots parecem pessoas e as pessoas parecem robots, habitado por zombies de mentes adormecidas - bolas, usei um cliché - a surpresa, o espanto, o arrebatamento, o entusiasmo, a cólera e a dor contidas num ponto de exclamação são quase uma bomba atómica.

O próprio Código da Estrada pode servir de metáfora para esta problemática, uma vez que associa o ponto de exclamação a "outros perigos".

O ponto de exclamação existe e não tenham medo de o empregar. Porque há uma diferença entre dizer "Olá." e dizer "OLÁ!!!"

4 comentários:

João Santos Duarte disse...

Concordo plenamente. O mundo é demasiado cinzento. Precisa de mais pontos de exclamação!

teresa disse...

também concordo! :)

João Santos Duarte disse...

Estou exclamado comigo! Só para dizer que já tenho bela... e ainda estou a 3 meses da senha! Nem sei como é que esta moça nunca apareceu por cá...

Sílvia disse...

Passou tudo a usar as reticências em vez do ponto de exclamação.

Acho isso inadmissível! lol