21.5.10

Dois carteiristas no eléctrico da PSP

Os transportes públicos são um fonte inesgotável de histórias, aventuras de lições de vida. Neles pode-se sentir o verdadeiro pulsar de Portugal e do mundo.

Desde o dia em que tirei a carta de condução e me converti à religião do automobilismo, tenho andado menos de autocarro e metro e, logo, mais desfasado da realidade.

Na semana passada, voltei a usar os transportes públicos e não me desiludiram. Numa das primeiras viagens, a caminho de Belém, os meus olhos ainda ensonados viram yin e yang, o bem e o mal, branco e preto, positivo e negativo.

O que se passou foi o seguinte: dois carteiristas estacionaram junto a uma das portas do eléctrico para "ajudar" os outros passageiros a entrar, livrando-os de algum do peso que traziam nas carteiras.

Duas paragens depois, o azar. Entram cerca de dez polícias à paisana e um cumprimenta os amigos do alheio como se fossem velhos conhecidos e convida-os a sair.

Só então é que me apercebi que os meus companheiros de viagem era meliantes, artistas da arte de tirar sem se dar conta, eu e a minha carteira recheada, dois telemóveis, o portátil, mais a máquina fotográfica e um leitor de mp3.

Os transportes públicos são mais divertidos, mas no meu carro só entra quem eu quero.

1 comentário:

Carlos Calaveiras disse...

Ui ;-) safaste-te de boa camarada