30.6.10

Acabou-se a papa doce

Fomos eliminados do Mundial. Com justiça.

Jogámos muito pouco, hoje, e nas anteriores partidas: quase sempre bem defensivamente, quase sempre mal ofensivamente. Carlos Queirós percebe de organização, mas de futebol de campo percebe pouco.

Não tivemos Nani (um dia ainda saberemos o que verdadeiramente aconteceu), Bosingwa e Pepe (sim, o Pepe não esteve); Tivemos muitos jogadores em baixo de forma (Simão, Liedson, Miguel, Paulo Ferreira, Deco) e outros que eu duvido que tenham capacidade para estar na Selecção (Ricardo Costa, Rolando, Miguel Veloso, Duda, o terceiro guarda-redes que não conheço).

Em "23" "navegadores" destaco três: Ricardo Carvalho (um senhor, mesmo tendo pouco ritmo fez grandes jogos, em minha opinião devia ser ele o capitao da equipa); Eduardo (para mim a grande surpresa, não esperava tão bons jogos, assumo que tinha dúvidas, mas, agora, acho que a continuar a jogar e a evoluir nos próximos anos, temos a baliza garantida para os próximos anos); Fábio Coentrão (o melhor jogador portuguÊs na África do Sul e está tudo dito).

E Ronaldo: muito mal, muito mal mesmo, dentro e fora de campo. Exibições sofríveis, sem garra, sem determinação, sem rasgo; a fechar as tristes declarações que fez. Para mim, não há dúvidas: ficava sem a braçadeira de capitão.

A partir de Setembro vem aí a qualificação para o Euro2012. Vai ser preciso trabalhar muito para reganhar uma equipa e garantir a qualificação.

24.6.10

21.6.10

Dias do Mundial - 10



A 23 de Julho de 1966, o "Pantera Negra" Eusébio destroçou a Coreia do Norte. Portugal deu três de avanço e terminou a ganhar 5-3, quatro golos do "King".

Outra data. Afinal, o 25 de Abril já chegou à Coreia do Norte. Enquanto que por cá nós festejamos a liberdade, por lá é o Dia do Exército com direito a desfile perante o "Querido Líder" Kim jong-il .

20.6.10

Maggie Q

Faltava-nos este toque asiático na "lista de notáveis" :-)



Actriz, que, já agora, também andou pelo mundo do futebol: namorou Nakata.

19.6.10

Dias do Mundial - 9



O alemão Rummeniggie e o antidoto para a chamada jogada de laboratório, no Mundial de 1978.

18.6.10

Mundial é motivação 3

Inglaterra

A "coisa" não parece estar a resultar mas lá que está bem feito, lá isso está.

Saramago

José Saramago, escritor português, Nobel da Literatura, morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote, Espanha.

A Cultura portuguesa ficou, seguramente, mais pobre porque Portugal perdeu um dos Grandes. A ministra Gabriela Canavilhas diz mesmo que o país ficou "orfão".

Confesso que só li três dos seus livros: o "Memorial do Convento", a "Jangada de Pedra" e as "Intermitências da Morte". Gostei especialmente da jangada, mas admito que nem sempre me foi fácil lê-lo. Há muitos outros livros que quero ler para cimentar uma opinião.

Admirava a coragem que ele tinha em dar opiniões desassombradas sobre o que se passava no país, mesmo não estando sempre de acordo com ele. Recordo uma entrevista à Renascença em que Saramago fez um diagnóstico do nosso país que ainda hoje está actual.

Recordem aqui o escritor no especial da RR.

Em pleno século XX foi alvo de censura por parte do Governo português, graças a um tal de Sousa Lara, mas ultrapassou isso continuando a escrever, mas sem nunca esquecer o episódio lamentável.

Nestas alturas não se costuma dizer mal, mas há um ponto - digamos "cinzento" - da sua vida que quero relembrar aqui e que não lhe correu bem: a sua passagem como director do "DN".

17.6.10

Dias do Mundial - 7



O futebol é um jogo de equipa e este golo demonstra isso mesmo. A bola foi trocada 25 vezes entre jogadores argentinos antes de Cambiasso a meter na baliza da Sérvia.

Quando se fala da Argentina pensa-se logo nos lances em que Maradona finta a equipa adversária duas vezes, mas este golo é o outro lado do futebol.

Ps: A Argentina goleou hoje a Coreia do Sul, por 4-1, e confirma que está a África do Sul para lutar pelo título.

16.6.10

Futebol é motivação 2

Brasil - Rei Pelé

Brasil é sempre favorito. Curiosamente o melhor que vi foi o de 82 e não ganhou.

Dias do Mundial - 6



Didier Six marcou o golo da sua vida no França - Kuwait, do Mundial de 82.

15.6.10

Dias do Mundial - 5



O golo de Carlos Manuel contra a Alemanha, no apuramento para o Mundial de 86, bem pode servir de metáfora para o que é ser português. Está na hora de soltar o "ketchup".

14.6.10

Futebol é motivação 1

Argentina

Dios é argentino... Maradona levou a equipa às costas em 1986 e agora está apostado em repetir a graça.

Dias do Mundial - 4



O holandês Dennis Berkamp não gostava de andar de avião, mas marcar golos era com ele. A Argentina que o diga. Quanto ao jornalista que relata este golo, julga-se que esteja internado numa instituição para doenças mentais.

13.6.10

Dias do Mundial - 3



Cláudio Caniggia, que vestiu a camisola do Benfica, marca a passe do amigão Maradona e o Brasil diz adeus ao Campeonato do Mundo Itália 90. É por estas e por outras que a Argentina é a minha segunda pátria futebolística.

12.6.10

Dias do Mundial - 2



Como os jogos do Mundial 2010 estão a ser fraquinhos, o melhor é recordar este golaço de Teófilo Cubillas (que jogou no FC Porto) no Campeonato de 78. O peruano marca um livre à Quaresma e contribui para a vitória frente à Escócia, por 2-1.

11.6.10

Dias do Mundial - 1



Manuel Negrete, que passou pelo Sporting, marcou um dos melhores golos do Mundial 86 e - há quem diga - o mais bonito de sempre da selecção mexicana.

10.6.10

Camões

Nenhum que use de seu poder bastante,
Para servir a seu desejo feio,
E que, por comprazer ao vulgo errante,
Se muda em mais figuras que Proteio.
Nem, Camenas, também cuideis que canto
Quem, com hábito honesto e grave, veio,
Por contentar ao Rei no ofício novo,
A despir e roubar o pobre povo.

Nem quem acha que é justo e que é direito
Guardar-se a lei do Rei severamente,
E não acha que é justo e bom respeito,
Que se pague o suor da servil gente;
Nem quem sempre, com pouco experto peito,
Razões aprende, e cuida que é prudente,
Para taxar, com mão rapace e escassa,
Os trabalhos alheios, que não passa.

Os Lusíadas, Canto VII, 85 e 86

Roubado no FB de Pedro Beleza

7.6.10

Ricos

Nós somos um país tão rico, tão rico, tão rico que o Presidente da República e o ministro da Economia passaram o fim-de-semana a discutir se é melhor passar férias cá dentro ou lá fora.

5.6.10

Humoristas ao poder


E se Manuel João Vieira, dos Ena Pá 2000, ganhasse as eleições presidenciais do próximo ano?

O cenário é improvável, mas um dia destes nunca se sabe tendo em conta o estado da política e a imagem enlameada dos seus principais actores.

Na Islândia já aconteceu. O mais famoso humorista do país do vulcão Eyjafjallajokull ganhou as eleições para a câmara da capital Reiquejavique.

Jon Gnarr, de 43 anos, levou o movimento "O Melhor Partido" à vitória e está agora a negociar uma coligação com outra formação partidária.

Anarco-surrealismo é a ideologia destes humorista e criativo que durante a campanha prometeu plantar exóticas palmeiras na setentrional Reiquejavique e comprar um urso polar para o jardim zoológico da cidade.

Estarão os islandeses certos ou seriamente afectados pelas cinzas do vulcão?

3.6.10

Costas largas

Nações Unidas e NATO estão a investigar o "incidente" entre tropas israelitas e barcos de ajuda humanitária que tentavam furar o bloqueio e chegar a Gaza.

Vamos a factos: o "incidente" deu-se em águas internacionais e pelo menos nove pessoas morreram. Israel garante que as suas forças foram atacadas e que actuou em legítima defesa.

Para mim, até provas em contrário: entrar numa embarcação, sem ser convidado, matar, ferir e deter pessoas em águas internacionais é crime. O resto é acessório.

O à-vontade com que isto foi feito só prova as "costas largas" dos israelitas. Confesso que esperava mais da Administração Obama.