26.8.10

Ciganos

A perseguição que o Governo de Nicolas Sarkozy está a levar a cabo contra ciganos é das coisas politicamente mais vergonhosas de que me lembro nos últimos anos.

Justificar as milhares de expulsóes, que já ocorreram desde o início do ano, com o "aumento dos actos de violência" no país é altamente demagógico, simplista e, acima de tudo, claramente xenófobo.

A crise afecta todos e é preciso encontrar soluções para sair da crise, agora, é vergonhoso ver um país alegamente "civilizado" ter um comportamento tão primário: "A criminalidade aumentou, a culpa é dos ciganos, vamos expulsá-los". Inadmissível.

As razões para a crise da França e do Mundo são muitas e complexas, mas não foram seguramente os ciganos os culpados... pelo menos não os elementos de étnia cigana porque, é bom lembrar, como diria o outro, "Ciganos" há muitos.

Esses, os "ciganos" - os verdadeiros culpados - é que era preciso deter e levar à justiça... pelas empresas que levaram à falência, pelas famílias que deixaram na pobreza, pelas pessoas que perderam tudo o que tinham enquanto eles - os "ciganos" se continuam a encher "à grande e à francesa" (passe a expressão).

É ainda mais inacreditável esta atitude de Sarkozy se nos lembrarmos que a França é um país de imigrantes, com muitas ex-colónias, em que até o senhor Presidente é filho de pai húngaro.

Convém, no entanto, também não esquecer o "historial" de Nicolas Sarkozy, o mesmo que, enquanto ministro do Interior, chamou "escumalha" a um grupo de jovens que provocou distúrbios após uma acção desproporcionada da polícia .

1 comentário:

rvr disse...

Onde está a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade???