5.10.10

República, pois claro

Eu, cmcc, Republicano me confesso.

Nestes 100 anos, a República podia e devia ter feito mais e melhor, quanto a isso ninguém tem dúvidas. Sim, houve as confusões da primeira república, os quase 50 anos de ditadura, as desilusões e desperdícios nos 36 anos de Democracia... mas, apesar de tudo, o país e a sociedade evoluiram.

Não acredito em seres providenciais ou salvadores da Pátria, muito menos, naqueles escolhidos por transfusão sanguínea ou decreto vitalicio. E esta é uma diferença essencial entre Monarquia e República.

O "simples" facto de eu poder escolher quem quero para governar o meu país, de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos, dá-me um poder que não é negoviácel; o "simples" facto de eu poder dizer: "Não gosto deste gajo" ou "Já não o quero lá" é uma força fundamental.

Apesar de todos os seus defeitos, não troco uma República Democrática por nenhum outro regime conhecido.

1 comentário:

rvr disse...

Acho que até os monárquicos reconhecem que nestes 100 anos de República as diferenças se esbateram em Portugal e isso já é uma grande vitória.