As primárias norte-americanas estão aí, marcando o que, sinceramente, desejo seja o fim dos republicanos na Casa Branca.
O pequeno estado de Iowa foi o palco do primeiro round que terminou com resultados algo surpreendentes.
No campo republicano, o pastor Mike Huckabee garantiu o apoio dos evangélicos e conquistou uma vitória impensável há apenas uns meses atrás.
Huckabee (34%) relegou para segundo lugar o mormon Mitt Romney (ex-governador do Massachusetts). Rudy Giuliani era o "Mayor" de Nova Iorque, mas em Iowa não foi além do 6º lugar.
Os democratas daquele estado também escolheram o "seu" candidato às eleições presidenciais de Novembro e pode-se dizer que escolheram bem. Barack Obama foi o mais votado, com 38%, o antigo senador da Carolina do Norte John Edwards ficou em segundo e logo a seguir aparece a antiga primeira dama Hillary Clinton.
Há algum tempo um comentador dizia em tom de brincadeira que Barack Obama tinha tudo para não ser eleito: era negro, tinha um nome árabe e Obama é semelhante a Osama (bin Laden), o que na cabeça de alguns norte-americanos menos iluminados, digamos assim, poderia causar confusão.
No entanto, o senador do Illinois tem vindo a crescer nas sondagens e, para já, ganhou o primeiro round.
O segundo está marcado para daqui a cinco dias em New Hampshire.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
A coisa ainda está no início, mas a senhora Clinton tem que se pôr a pau.
Agora, com o apoio do "Caneta Permanente" e, parece, que de uma senhora minimamente influente nos Estados Unidos, Obama estará a caminho da Casa Branca.
Enviar um comentário