4.4.08

Aventuras há muitas...

Este é um post "três em um" em que vou misturar assuntos completamente diferentes: os livros "Uma Aventura", a "crise" na educação e o caso "Apito Final".

Os livros escritos pelas professoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada já existem há 26 anos, tempo em que foram escritas 50 aventuras. Falaram-me deles, a primeira vez, estava eu no 1º ano do Ciclo, penso que terá sido a minha professora de Português.

Eu também cresci a lê-los e lembro-me que o primeiro que a minha mãe me ofereceu foi, claro, "Uma Aventura no Estádio" (o 14). Gostei tanto que, a partir dai, li todos até vir para Lisboa.

Por falar em professores, tive bons e maus docentes, como toda a gente (são poucos os que me lembro, mas destaco a Dona Maria da Glória na escola Prímária e o professor Fatal no Secundário), boas turmas (fantástica a do 12º) e turmas menos boas...

E já agora, especialmente para aquele pessoal da minha geração que agora diz: "No meu tempo não era assim...", gostaria só de dizer que eu vi alunos a sair pela janela, sei de professores que tiveram que meter baixa, não vi pistolas mas vi facas e socas, putos a fumar "cenas maradas", aulas anuladas por causa de bombinhas de mau cheiro, pessoal com "faltas a vermelho" (eu incluído).

Por isso, também não dramatizemos. O que aconteceu no tal vídeo mostra que a "coisa" não está fácil, é verdade que os miúdos estão um bocadinho abusados, mas com bons professores, que consigam motivar os alunos, não consta que haja problemas.

Entretanto, recuperando "Uma Aventura no Estádio", é verdadeiramente inacreditável o que se está a preparar no futebol português: estão a cozinhar um (eventual) castigo ao FC Porto, que é uma autêntica anedota, naturalmente, numa altura em que "já não aquece nem arrefece".

3 comentários:

Anónimo disse...

1 - Os Cinco é que eram fixes:)

2 - Anda tudo histérico com a violência na escola e o carjacking.

3 - Quando alguém vicia campeonatos durante anos a fio e o máximo que acontece é um castigo de seis pontos... Até em Itália, a terra da Máfia, a Juventus foi para a segunda divisão.

RVR

Anónimo disse...

1 - Os 5 e os 7 tb eram mto fixes. E era cada aventura!
2 - O meu obrigado à 1ª prof que tive na 3ª classe, a D.Irene. Era detestável, só gostava das meninas ricas. Agradeço por me ter mandado para a aula da D.Margarida, a melhor prof do mundo e de quem tenho mtas saudades.
3 - E malandros, nós tb éramos ... à medida do nosso tempo. Mas mm asim., com mais respeito.
Camarro

Anónimo disse...

1 - acho piada que o primeiro livro dos cinco que tenhas lido tenha sido a aventura no estádio.. no entanto, conhecendo-te como te conheço, acho que não poderia ser de outra maneira:) eu não liguei muito aos cinco, e adorava os sete (vá-se lá saber porquê)

2 - tive vários professores de que gostei muito, e, felizmente, nunca assisti a nenhum caso de violência séria nas escolas, apesar de ter andado sempre no ensino público (o meu colega da primeira classe que era mais alto que a professora e que se levantava e gritava para ela olhando-a de cima é o episódio mais "dramático" de que me lembro"

3 - porque é que o RVR veio falar de "viciar campeonatos anos a fio"???

Teresa