24.11.10

Fazer ou não fazer greve?

Depois de uma semana a reflectir, decidi fazer greve pela primeira vez desde que cheguei ao chamado "mercado de trabalho"...

Faço greve pelas pessoas que perderam o emprego e pelas que tentam e não o conseguem arranjar, pelas que perderam os subsídios e os abonos, pelas que sofrem cortes salariais.

Faço greve por aqueles que recebem o salário mínimo ou menos e por aqueles que têm empregos precários sem condições e sem direitos.

Faço greve por aqueles que estão em trabalhos que não os qualificam e onde não há oportunidades de futuro.

Faço greve pelas prioridades erradas de um Governo que se diz socialista, mas que permite, por exemplo, que a banca só pague 5% de imposto. Faço greve pela não tributação das mais-valias e dos "off-shores".

Faço greve contra os que fogem aos impostos e assim nos roubam, faço greve contra os desperdícios (especialmente) de dinheiros públicos. Faço greve contra as fundações e institutos que só servem para pagar ordenados milionários.

Faço greve contra a falta de condições na saúde e na educação. Faço greve em defesa de um Serviço Nacional de Saúde e da Escola Pública competentes, faço greve por uma Segurança Social que apoie quem deve apoiar e por uma Justiça que prenda quem tem que prender. Faço greve contra a falta de respeito pelos idosos, que nem dinheiro têm para os medicamentos, e a falta de oportunidades dos jovens.

Faço greve... mas este meu protesto nada tem a ver com a empresa onde trabalho. Não é uma greve contra quem me paga o salário e por quem eu "visto a camisola" diariamente, é - simplesmente - uma greve contra a situação preocupante e deprimente deste país.

Declaração de interesses: cmcc faz greve esta quarta-feira, mas esta posição não vincula os restantes elementos do blog.

2 comentários:

rvr disse...

Eu não faço greve, mas respeito e compreendo quem pensa diferente e admito que possa estar errado.

Vou tentar dar o meu contributo de outra forma.

Carlos Calaveiras disse...

meu amigo, respeito, obviamente, a tua decisão e sei que hoje vais lutar de outra forma :-)