14.10.07

Pão nosso de cada dia

A obesidade é uma doença que cada vez mais preocupa as sociedades modernas, mas o nosso país está atento e já estão a ser tomadas medidas.

A bem da saúde, é preciso evitar que as pessoas engordem e, como se sabe, o pão é um dos alimentos que, dizem os nutricionistas, mais ajuda a ganhar peso.

O Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério das Finanças, já se está a precaver...

Assim, até Janeiro de 2008, o pão, esse produto “maléfico” para a linha dos portugueses, vai aumentar "só" 3o% (trinta por cento).

A confirmação foi feita ao “Expresso” por Carlos Alberto Santos, presidente da Associação de Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Afins.

Ora, nada mais justo, se o pão engorda... obriga-se as pessoas a cortar no dito. Até aqui tudo certo, é “a bem da nossa saúde”.

A questão é que - recorde-se - desde o início do ano, o pão já aumentou 20% no preço de venda ao público.

Entretanto, o “Expresso” acrescenta que "outros bens - como leite e derivados, ovos, azeite ou carne de vaca – vão registar subidas significativas. Nenhuma entidade contactada arrisca uma previsão, mas fontes da indústria agro-alimentar apontam para acréscimos entre os 5% e os 10%".

Eu cá só gostava de saber como é que a maioria dos portugueses, especialmente os pensionistas, se vão governar com os preços que se estão a preparar.

Ainda bem que este é um Governo (dito) socialista, com preocupações sociais... faria se não fosse.

PS: Post reciclado de 2003 porque, afinal, há coisas que, infelizmente, se repetem. "Só mudam as moscas", diz o ditado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem não está a gostar nada da ideia são os donos dos ginásios. Quer dizer, já não basta as Câmaras andarem para aí a fazer vias para passeios pedonais. Também o governo se lembrou de combater a obesidade dos portugas baixando o IVA dos ginásios(não queriam mais nada que era ter o dinheiro a mais de volta!). Agora, também os padeiros decidiram aumentar o pão! Ora se o dito já tem fama de engordar, se ficar mais caro, a única coisa que emagrece, é a carteira dos portugas! E isso, eles não querem. Por isso, toca a não comer pão e a correr ao ar livre, que ainda é melhor. Assim, emagracem todos, menos a carteira ... essa quer-se o mais recheada possível!