4.6.08

Jornalismo infeliz

Tenho um amigo jornalista que de quando em vez é bombardeado com as questões básicas: os jornalistas são tendenciosos, só dizem mentiras, etc, etc, etc.

Desbafava comigo esse amigo jornalista, que quando questiona a que se referem, acabam sempre por falar do jornalismo desportivo.

Conheço jornalistas desportivos, de primeira, de quem tenho orgulho. Mas há poucos dias, antes da selecção partir para o euro 2008, ouvi com atenção uma das conferências de imprensa em Viseu. Deplorável.

Retenho, uma pergunta fechada e bajuladora a um dos jogadores, e retenho outra que rezava assim: O senhor Scolari proibiu Cristiano Ronaldo de ler algum tipo de revistas?

Há perguntas que não merecem resposta. E jornalistas que não o deveriam ser.

Posto isto, tenho de dar razão aos amigos, do meu amigo jornalista, apesar de serem redutores nas considerações porque há mais mundo para além do desporto, aliás, para além do futebol.

2 comentários:

Carlos Calaveiras disse...

O futebol é uma "área de paixões". Ora, por definição, sendo "paixão" é dada a exageros - contra mim falo como já contei por aqui.

A situação piora quando não se está "à civil" mas a trabalhar...

No caso do desporto, perdão, do futebol, a "coisa" é ainda mais evidente no caso da selecção.

Perguntas ao jeito dos seleccionadores, perguntas fáceis para os jogadores, tudo para não perturbar a "missão nacional".

Já para não falar dos programas do Daniel Oliveira - jovem que respeito e bom profissional - sobre a selecção que, para não ir mais longe, exageram na bajulação... por mais anos que viva não esquecerei as palmas que os jornalistas bateram, em plena sala de imprensa, quando Scolari anunciou que renovava contrato com a FPF.

É verdade que eu também visto a camisola e sofro com a selecção, mas trabalho é trabalho.

Também é verdade que temos o privilégio de conhecer alguns dos melhores jornalistas desportivos do país e isso ajuda a diferenciar dos outros.

Anónimo disse...

Os jornalistas do desporto são uns "brochistas". Seja da selecção, seja dos clubes.

As grandes pérolas do Apito Dourado foram conhecidas através dos jornais generalistas, porque os desportivos não se quiseram meter ao barulho.

rvr