28.6.08

Segunda pessoa do plural*

"Vinde ou ide-vos foder"... foi uma expressão que ouvi na rua quando vinha para o trabalho e que me pôs a pensar.

Se por um lado é uma frase rude, de quem já está farto de esperar por alguém (suponho eu), por outro, o uso da segunda pessoa do plural confere-lhe uma certa "classe" e dignidade.

Este "episódio" fez-me lembrar algumas passagens desse derradeiro bastião da televisão de qualidade que é a "Liga dos Últimos", em que em certas reportagens, sobretudo no norte do país, se vê toda a gente a insultar o árbitro mas, atenção, recorrendo à segunda pessoa do plural, logo, elevando a injúria a outro nível...

* são quatro da manhã e já estou meio "biruta".

3 comentários:

Carlos Calaveiras disse...

ó meu amigo, estás desculpado ;-)

e que fantástica é a Liga dos Últimos

João Santos Duarte disse...

Boa reflexão linguistica, sim senhor! Este homem é um pensador da linguagem :)

zeca disse...

Maravilha de post.