30.11.08

Em Dezembro como em Agosto.

Estamos em crise. Não há dinheiro.
Mas parte substâncial dos portugueses já tem ao seu dispôr o subsídio de Natal. E andam por aí numa estrada perto de si.
Só no dia de ontem tentaram abalroar-me, impediram-me uma ultrapassagem e buzinaram-me porque fiz um pisca?!?
Três situações que poderiam ter acabado no meio de palavrões e agressões.
Nahhah...
o melhor é ficar caladinho, parar o carro e calçar as pantufas. Em Dezembro como em Agosto é suicídio conduzir.
Lá está... os portugueses ficam embuídos do espírito de Natal. À venda no Toys R,us...

29.11.08

Viva a telefonia

Enquanto escrevo, o meu miúdo coze em febre no sofá.
Olhos postos na televisão depois de um rápido zapping que terminou no canal 38 cá da casa, o mais visto, o famoso "Canal Panda".
Não fosse o amor ao dinheiro juro que já me passou pela cabeça matar o boneco vestido de Panda com um tiro certeiro do comando.
Bom, o que me irrita é o facto do Panda, e os restantes pandilhas do espectro da rádio-visão ser por estes dias uma extensão dos Toys R,us, da loja das prendas e o diabo que as carregue.
A publicidade surge em catadupas... as Barbies, as amigas da Barbie, o coche e o castelo de cristal, as pistas hotwheels, os macaquinhos que caem nos pauzinhos...
E e olho para aquilo tudo e imagino o meu filho a babar-se com o realismo feliz de cada produção cinematografica... e penso que também eu fico assim quando vejo um catálogo de férias.
Ainda querem que acredite que existe aquela coisa a que chamam de Espírito de Natal? Pois deve estar à venda no Toys R,us.

27.11.08

Mundo Bizarro (V)

Agora já percebi porque é que Luiz Felipe Scolari foi avisado que o Chelsea não vai fazer contratações em Janeiro.

É que há prioridades: o dono do clube prefere gastar os seus milhões noutras "figuras".



Agora, Roman Abramovich decidiu presentear Dasha Zhukova, de 27 anos, com 40 hectares de superfície lunar!

A oferta até pode ser controlada via telescópio não vá alguém chegar lá primeiro com uma bandeirinha que não a da Rússia.

O amor tem destas coisas...

25.11.08

Do it like Leah

Solid as a rock

Há um banco que, nesta altura de crise financeira mundial, avançou para uma campanha de publicidade que pode ter duas interpretações.



Das duas uma: ou a instituição é mesmo sólida e a publicidade é genial numa altura em que muita da concorrência está em dificuldades... ou o banco está também em crise e a "rock" é um peso que vai ajudar o banco a afundar mais depressa.

Vamos estar atentos aos próximos capítulos.

Esta grande publicidade é baseada numa música de 1984.

20.11.08

Salma Hayek



Dia 20 de cada mês soltamos o tarado que há em nós aqui no "Caneta Permanente". A coelhinha de Novembro é a actriz Salma Hayek.

Nasceu numa localidade com nome impronunciável, no México, é do signo Virgem e diz que está "viciada em... amamentar" !!!!!!!!

"Desperado", de Robert Rodriguez (1995), onde contracenou com Antonio Banderas, lançou a sua carreira cinematográfica. Em 2002 vestiu a pele da pintora Frida Kahlo e no ano seguinte fez o filme "Era uma vez no México".

Viva México!

18.11.08

Deve ser do cansaço (7)

A líder do PSD continua a surpreender: depois de ter dito que o país tinha que escolher entre aumentos salariais e desemprego e que os jornalistas não podem escolher o que é transmitido, agora, Manuela Ferreira Leite decidiu expressar mais uma opinião, no mínimo, polémica.


A propósito da situação na Justiça disse: "Eu não acredito em reformas, quando se está em Democracia... e até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem Democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia".

Realmente, parece que a estratégia do silêncio era mesmo a mais indicada para Manuela Ferreira Leite.

ADENDA: Há quem ache que a interpretação que faço é abusiva e que a Dra. Manuela Ferreira Leite estava apenas a ironizar. Sobre isso só acrescento que... há coisas com as quais nem brincar se deve.

17.11.08

Lembranças do Porto - à distância

Não ia lá há vários anos. O Porto esteve este fim de semana belo, assim à distância, com os reflexos do sol do meio dia.
Eu, claro, estive do lado mais bonito do rio em Gaia onde repousa o vinho que dizem ser do Porto.
O cais de Gaia cheio de gente, dentro e fora dos restaurantes, a miudagem de bicicleta.
Vive-se por ali.
Depois tomei o metro "que é comboio, que é electrico, que é amarelo, copiado e fabricado em Lisboa", e entrei na turba azul e branca a caminho do Dragão.
Saí antes, para ver a casa da Música. Esse monolito de betão, que ganha vida no seu exterior graças aos mil e um skates, e acrobatas ciclistas.
Fui lá dentro e gostei.
Quem diria para um meteoro encravado na cidade, à beira de uma rotunda patrocinada pela TMN e das futuras ex-instalações do BPN.

16.11.08

Guerra Civil

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é assinalado este domingo.

Em Portugal, o número de mortos nas estradas tem vindo a diminuir mas, mesmo assim, este ano, os acidentes rodoviários já causaram 642 mortos (!).

São dados da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária até 7 de Novembro.

Continuo a chamar a atenção para estes dados que me fazem muita confusão e que é preciso que continuem a diminuir.

Já agora era bom que se conseguisse mais civismo, melhores estradas e melhor sinalização...

15.11.08

O dinheiro é tudo no futebol...


Leixões
Orçamento - 2 milhões de euros
Sócios - 8 mil
Estádio do Mar - Inaugurado em 1950. Capacidade: 9500 pessoas.
Classificação - 1º lugar.

Sporting
Orçamento - 20 milhões
Sócios - 95 mil (alegadamente)
Estádio Alvalade XXI - inaugurado em 2003. Capacidade: 50 mil pessoas.
Classificação - 6º lugar

Um (raro) momento de erudição


"O homem inventou as palavras para esconder os pensamentos" - gostava de ter sido eu a dizer isto, mas já houve alguém que se antecipou.

14.11.08

Mano a mano

O ser humano é um poço sem fundo de contradições. O que levará um "Ghandi", como eu, a gostar de pugilismo?

Talvez seja o facto de no ringue os homens/mulheres se defrontarem olhos nos olhos, sem truques ou golpes baixos. Racismo e discriminação também não têm lugar naquele quadrado.

Um pouco de história

Antigamente as regras do boxe eram bem diferentes. Não havia limite de rounds. A luta só terminava com KO ou desistência de um dos pugilistas.

O combate mais longo de que há registo aconteceu em Abril de 1893, em Nova Orleães, nos Estados Unidos.

Andy Bower e Jack Burke pararam de trocar golpes e de fazer esquivas às 4h30 da madrugada.

Após umas incríveis... 7 horas e 19 minutos de combate e 110 rounds, os juízes decidiram decretar um empate e mandar toda a gente para casa.

13.11.08

Deve ser do cansaço (6)

A presidente do PSD admitiu ter alguma dificuldade em passar a sua mensagem através dos meios de comunicação social e, então, largou esta pérola:

"Não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite", disse Manuela Ferreira Leite.

Então quem é? O PSD? Sim, mas só se for no "Povo Livre", nada mais, por favor.

12.11.08

Mundo Bizarro (IV)

Admito que possa ser uma limitação minha mas, confesso, não percebo muito bem para que serve, exactamente, este software e, já agora, porque raio se foi perder tempo e dinheiro com ele:

"Argentina: Software para decifrar o que come o gado através do som da mastigação

Um grupo de cientistas argentinos desenvolveu um software que permite decifrar o quê e quanto comeu uma vaca ou uma ovelha, a partir de gravações dos sons da sua mastigação, revelaram fontes académicas.
Este sistema informático, cuja gravação é feita através de um mp3, permitirá aos produtores ganadeiros e leiteiros ter informação sobre o que ingerem os seus animais durante o dia de pasto.
O software foi desenvolvido por um grupo de engenheiros da Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas da Universidade Nacional do Litoral, da Argentina, juntamente com técnicos de outros organismos académicos, que durante meses gravaram os sons que as vacas e as ovelhas emitiram ao mastigar os alimentos.
Partindo da hipótese de que cada pasto produz um som diferente durante a mastigação, os investigadores construíram uma tipologia de cada um dos ruídos com a ajuda da tecnologia informática.
Diego Milone, um dos peritos que desenvolveu o sistema, disse que actualmente existem formas de determinar automaticamente quantas vezes mastigam os animais por hora, mas não existia um mecanismo tão fidedigno como este software, que é capaz de indicar, com precisão de gramas, quanto e o que é que comeu uma vaca ou uma ovelha.", in Lusa.


Como?

Por favor, expliquem-me lá isto...

11.11.08

Bejecas e tremoços



Maria José Nogueira Pinto utiliza o seguinte argumentário contra o complemento solidário para os idosos...

"Não precisam de 80 euros para ir beber cervejas, para ir comer doces, que são diabéticos e ficam doentes, para serem roubados pelos filhos", precisam é de serviços do Estado.

Ponto 1: não vejo mal nenhum em beber umas bejecas, acompanhadas pelo respectivo tremoço, que segundo dizem até tem efeitos medicinais.

Ponto 2: o que seria esta vida amarga sem um toucinho do céu, um arroz doce ou um bolo de chocolate, um pastel de tentugal, de Belém, ovos moles ou até uma torta da dan cake, de quando em vez.

Ponto 3: como filho que pratica a velha arte da extorsão sobre os pais, não posso subscrever as declarações de Nogueira Pinto.

9.11.08

Postal de Lisboa



Lisboa faz-me lembrar o cenário de um filme. Nada parece ser real e dos prédios só existem as fachadas.

Na foto não se percebe, mas ao lado do edifício que só tem as paredes está outro, desabitado. Poucos metros mais para a esquerda, a antiga animação da Feira Popular dá agora lugar a um amontado de escombros.

8.11.08

7.11.08

Sabiam que...


Farto de ver britânicos com uma flor de papel na lapela, fui investigar afinal o que se passa em terras de Sua Majestade.

É uma homenagem aos soldados mortos em combate durante as guerras mundiais, por ocasião do Dia da Lembrança, que se assinala a 11 de Novembro.

Porquê uma papoila? Porque pode crescer nas condições mais duras e mesmo assim sobrevive.

5.11.08

At the movies (2)

Gostava de ver este:



"Entre les murs", um filme ao estilo "Clube dos Poetas Mortos" mas mais cru.

Alguém quer vir?

"A mudança chegou à América"

Barack Obama fez história e vai mesmo ser o novo Presidente dos Estados Unidos.

As expectativas estão altíssimas, a responsabilidade que este homem tem às costas é brutal.

Se Obama conseguir cumprir o que prometeu, o mundo será seguramente diferente daqui a quatro anos e para muito melhor.

E na noite da vitória, mais um grande discurso... com forte apelo à união de todos: "We rise or fall as one nation, as one people".



Além do mais, desta vez, os resultados não deixam dúvidas.

4.11.08

Democracia?

É hoje que se fica a saber quem vai ser o 44º Presidente dos Estados Unidos. Barack Obama ou John McCain vão suceder a George W. Bush.

Por falar em eleições e Bush recordo o momento mais incrivel que me recordo de umas eleições num país democrático e civilizado.

Em 2000, o candidato mais votado pelo voto popular não ganhou as eleições. Recorde os resultados oficiais aqui.

Não sei como seria o mandato de Al Gore na Casa Branca mas, seguamente, tudo teria sido diferente.

Por mim, para evitar casos destes, e, principalmente, por uma questão de justiça: UM HOMEM, UM VOTO.

"A cereja no topo do bolo" ou "a ponta do iceberg"

Se dúvidas havia, Portugal é mesmo um país igual aos outros e o Governo foi mesmo obrigado a seguir o que os "camaradas" europeus e não só já tinham feito: nacionalizar bancos.

E, não, este não é um post do "Caneta Permanente Memória" e, não, não recuamos mais de 30 anos. Continuamos em Novembro de 2008.

A questão é que para salvar um banco que andava a aldrabar as contas há não sei quantos anos, portanto muito antes da crise financeira, o Executivo socialista decidiu tomar conta da ocorrência antes que...

No ar ficam várias questões interessantes... ou, se calhar, nem tanto.

A primeira é: Como é possível que o Banco de Portugal deixe que o banco em questão ande, alegremente, a esconder as suas contas e a enganar tudo e todos?

A segunda é: Como é possível que o banco, que tem um buraco de 700 milhões de euros (!), recuse a ajuda do Estado?

A terceira é: o que vai fazer esse mesmo Estado ao banco depois de o recuperar? Vai devolvê-lo, lavadinho, aos mesmos que deram cabo dele?

E agora, "a cereja no topo do bolo": Como é possível que o actual (e recente) presidente do banco diga que a culpa da situação é principalmente dos reguladores e não dos seus antecessores na entidade bancária?

É que, por esta lógica, eu posso ir ali, calmamente, assaltar um banco e está tudo bem porque a polícia não me vem prender. O erro não é meu, que cometo uma ilegalidade, o erro é do outro que não deu por isso. Não faz sentido nenhum... mas é brilhante.

Outra questão pertinente é saber se o Banco de Portugal e o Governo sabem de mais algum caso semelhante e não dizem para não alarmar as massas... ou não sabem mas ele existe?

Será esta apenas a "ponta do iceberg"?

2.11.08

"Pillow wars"



Foi o fim do mundo em cuecas junto à Fonte Luminosa, em Lisboa. Cerca de duas centenas de guerrilheiros urbanos juntaram-se para um "confronto" combinado.

As armas variavam entre almofadas de penas, de espuma, ortopédicas, alguns chegram mesmo a roubar a almofada de croché à avó... enfim, valia tudo. Foi um salve-se quem puder.

1.11.08

É triste, mas é verdade

Olá, chamo-me RVR e gosto da música de Billy Idol.

Pensava que era uma coisa dos anos 80/90, mas hoje fui ouvir os vinis que tenho cá em casa e quando dei por mim já estava a "bater o pé" e não conseguia parar.



Atentem na qualidade da letra de "White Wedding"

Hei pequena irmã, o que é que tu fizes-te?
Hei pequena irmã, quem é o único?
Hei pequena irmã, quem é o Super-Homem?
Hei pequena irmã, quem é aquele que tu queres?
Hei pequena irmã, "caçadeira"!
É um bom dia para recomeçar,
É um bom dia para um casamento branco,
É um bom dia para recomeçaaaaaaar...

Instantâneos

O Salão Erótico de Lisboa é como o computador Magalhães: é para todas as idades :)