12.11.08

Mundo Bizarro (IV)

Admito que possa ser uma limitação minha mas, confesso, não percebo muito bem para que serve, exactamente, este software e, já agora, porque raio se foi perder tempo e dinheiro com ele:

"Argentina: Software para decifrar o que come o gado através do som da mastigação

Um grupo de cientistas argentinos desenvolveu um software que permite decifrar o quê e quanto comeu uma vaca ou uma ovelha, a partir de gravações dos sons da sua mastigação, revelaram fontes académicas.
Este sistema informático, cuja gravação é feita através de um mp3, permitirá aos produtores ganadeiros e leiteiros ter informação sobre o que ingerem os seus animais durante o dia de pasto.
O software foi desenvolvido por um grupo de engenheiros da Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas da Universidade Nacional do Litoral, da Argentina, juntamente com técnicos de outros organismos académicos, que durante meses gravaram os sons que as vacas e as ovelhas emitiram ao mastigar os alimentos.
Partindo da hipótese de que cada pasto produz um som diferente durante a mastigação, os investigadores construíram uma tipologia de cada um dos ruídos com a ajuda da tecnologia informática.
Diego Milone, um dos peritos que desenvolveu o sistema, disse que actualmente existem formas de determinar automaticamente quantas vezes mastigam os animais por hora, mas não existia um mecanismo tão fidedigno como este software, que é capaz de indicar, com precisão de gramas, quanto e o que é que comeu uma vaca ou uma ovelha.", in Lusa.


Como?

Por favor, expliquem-me lá isto...

Sem comentários: