14.11.08

Mano a mano

O ser humano é um poço sem fundo de contradições. O que levará um "Ghandi", como eu, a gostar de pugilismo?

Talvez seja o facto de no ringue os homens/mulheres se defrontarem olhos nos olhos, sem truques ou golpes baixos. Racismo e discriminação também não têm lugar naquele quadrado.

Um pouco de história

Antigamente as regras do boxe eram bem diferentes. Não havia limite de rounds. A luta só terminava com KO ou desistência de um dos pugilistas.

O combate mais longo de que há registo aconteceu em Abril de 1893, em Nova Orleães, nos Estados Unidos.

Andy Bower e Jack Burke pararam de trocar golpes e de fazer esquivas às 4h30 da madrugada.

Após umas incríveis... 7 horas e 19 minutos de combate e 110 rounds, os juízes decidiram decretar um empate e mandar toda a gente para casa.

1 comentário:

PC disse...

Mais uma coisa que temos em comum... eu adoro boxe!
Gostava de praticar e gosto de ver combates bons na TV.
É uma coisa inexplicável, dada a minha fama intercontinental de homem pacífico, mas enfim... são as contradições próprias do ser humano.
Estou há três anos para escrever um post sobre boxe, mas a inspiração ainda não chegou como um directo no estômago. Antecipaste-te... Pode ser que me sirva de inspiração.